Vila Franca de Xira: Radar Social apoio pessoas em situação de vulnerabilidade social no concelho
Escrito por Redação em 21 de Abril, 2025

IMG: Pixabay (Ilustrativa).
Encontra-se a decorrer, no concelho de Vila Franca de Xira, o projeto “Radar Social” que visa a sinalização de pessoas, grupos ou famílias em situação de vulnerabilidade social, risco de pobreza ou exclusão.
Com o mote “Radar em ação, Mira na inclusão”, “o projeto vai permitir a construção, atualização e enriquecimento do conhecimento sobre o território, georreferenciando as situações de vulnerabilidade social, os recursos, respostas e soluções para as minimizar, de modo a permitir a ativação direta da Rede Social do Concelho”, explica a autarquia liderada pelo socialista Fernando Paulo Ferreira.
A sinalização pode ser efetuada pelo próprio, por qualquer elemento da comunidade, instituição ou entidade, através do preenchimento da “Ficha de Sinalização Radar Social – Vila Franca de Xira” disponibilizada no site da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em formato digital, ou, presencialmente, nas lojas do munícipe, localizadas na Póvoa de Santa Iria, em Alverca do Ribatejo e em Vila Franca de Xira.
Caso se confirme a vulnerabilidade reportada, a autarquia explica que se segue o reencaminhamento ajustado ao nível do risco identificado, para as diversas respostas existentes, numa lógica de cooperação e de intervenção concertada, saindo reforçado o trabalho em prol da inclusão, da sustentabilidade e da rentabilização eficiente dos recursos locais, em linha com a meta da União Europeia no domínio da proteção social.