Vila Franca de Xira: Bienal de Fotografia recebeu 132 candidaturas
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 13 de Junho, 2024
Decorreu no dia de ontem, 12 de junho, no auditório do Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, a apresentação pública da Bienal de Fotografia BF24, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Paulo Ferreira.
Na edição deste ano, foram recebidas 132 candidaturas, sendo 116 para o Prémio Bienal de Fotografia, 13 para o Prémio Concelho de Vila Franca de Xira, e 3 para o Prémio Tauromaquia.
A exposição dos trabalhos dos finalistas candidatos aos Prémios (Bienal de Fotografia, Concelho de VFX e Tauromaquia) apresenta-se como resultado de uma criteriosa seleção elaborada pelo Júri de Nomeação, constituído, uma vez mais, por Sofia Nunes, Pauliana Valente Pimental e Cláudio Garrudo.
Por sua vez, o Júri de Premiação, constituído este ano por Ana Anacleto, Isabel Nogueira, Bruno Sequeira, José Maçãs de Carvalho e David Santos, irá anunciar os premiados antes de dia 23 de novembro de 2024, data em que terá início a exposição dos trabalhos selecionados no Celeiro da Patriarcal, patente até 12 de janeiro de 2025.
A BF24 apresenta também um Programa Curatorial, assegurado, mais uma vez, por Ana Rito, intitulado “Serpente Infinita”, que decorrerá entre 23 de novembro de 2024 e 23 de março de 2025. O Programa apresenta exposições na Fábrica das Palavras, na Galeria Paulo Nunes – Arte Contemporânea e no Núcleo Museológico do Mártir Santo, assim como as intervenções nas fachadas do Museu do Neo-Realismo e do Museu Municipal – Núcleo Sede, além de uma exposição coletiva no Celeiro da Patriarcal.
Criada em 1989, a “Bienal de Fotografia” de Vila Franca de Xira volta a afirmar-se, em 2024, como o mais antigo evento de premiação exclusivamente dedicado à cultura fotográfica no país, já com um histórico assinalável ao nível da promoção da prática fotográfica portuguesa.