Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


ULS Lezíria prepara Inverno reforçando resposta nos Cuidados de Saúde Primários

Escrito por em 9 de Outubro, 2024

IMG: Câmara Municipal de Santarém (Ilustrativa).

Através de comunicado, a Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) informa que vai dar início à implementação do Plano de Inverno 2024/2025, em fase de preparação, antecipando o aumento da resposta ao aumento da procura, com reforço nesta fase da resposta nos Cuidados de Saúde Primários (CSP), com o objetivo de aumentar a capacidade de resposta às necessidades da população para doença aguda de proximidade.

De acordo com esta ULS, “o plano inclui um alargamento da oferta nos dias úteis, nas várias Unidades Funcionais da ULS Lezíria, resultando em cerca de 100 vagas extra para Consultas de Doença Aguda, preferencialmente com agendamento via SNS24.”

Para quem necessitar de assistência ao fim-de-semana e feriados, os Serviços de Atendimento Complementar do Cartaxo, Rio Maior e Santarém estarão abertos com horário ampliado, sendo uma alternativa ao Serviço de Urgência Hospitalar para casos não urgentes ou emergentes. Em Coruche, será aumentada a capacidade de resposta, mantendo-se o normal horário de funcionamento.

“Entre novembro e janeiro, entrarão em vigor novas medidas, juntamente com outras na Área Hospitalar, com um reforço da capacidade nos dias úteis, nas várias Unidades Funcionais, com oferta de aproximadamente 200 vagas adicionais”, realça a ULS Lezíria.

Neste período haverá ainda um novo alargamento do horário de atendimento ao fim-de-semana e feriados, mantendo-se a resposta nos Serviços de Atendimento Complementar do Cartaxo, Rio Maior e Santarém, sendo após as 16h00 concentrado no Serviço de Atendimento Complementar de Santarém, até às 22h00. Em Coruche, será novamente aumentada a capacidade de resposta, mantendo-se o normal horário de funcionamento.

A ULS Lezíria sublinha a importância do contacto prévio com a Linha SNS24 (808 24 24 24) e o recurso prioritário aos Cuidados de Saúde Primários como primeira linha de atendimento.

Recorda ainda que, durante os dias úteis, os utentes devem recorrer à sua Unidade de Saúde em casos de Doença Aguda, sempre após contactar a SNS24.

A opção pelos cuidados de saúde primários em situações de doença aguda não urgente ou emergente melhora o atendimento e reduz a pressão sobre os serviços de urgência hospitalar, permitindo assim uma resposta de proximidade.