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Transferências bancárias têm novidades a partir de hoje. Conheça quais aqui:

Escrito por em 20 de Maio, 2024

IMG: Pixabay (Ilustrativa).

O Banco de Portugal vai disponibilizar, a partir de hoje, aos prestadores de serviços de pagamento, um serviço que permitirá aos particulares e às empresas confirmarem o beneficiário/devedor de transferências a crédito, transferências imediatas e débitos diretos. Este serviço reforçará a segurança destas operações, ajudando a prevenir transferências e cobranças indevidamente endereçadas, fraudes e burlas.

No dia 24 de junho, será lançado um segundo serviço, denominado SPIN, que permitirá utilizar o número de telemóvel ou o número de identificação de pessoa coletiva do destinatário, em vez do IBAN, para iniciar transferências a crédito e transferências imediatas, facilitando a realização destas operações.

Estes serviços serão facultados aos prestadores de serviços de pagamento que participam no Sistema de Compensação Interbancária (SICOI), o sistema que processa a generalidade das operações de pagamento realizadas diariamente pelos particulares e pelas empresas em Portugal.

Ao disponibilizar estas soluções à generalidade dos prestadores de serviços de pagamento participantes no SICOI, o Banco de Portugal “pretende contribuir para a sua adoção generalizada, em prol de um mercado de pagamentos mais conveniente, mais seguro e mais inovador, em cumprimento da ‘Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho 2025′”.

Novo serviço de confirmação do beneficiário/devedor:

O serviço hoje disponibilizado aos prestadores de serviços de pagamento permitirá a ordenantes de transferências a crédito, de transferências imediatas e de débitos diretos verificarem a identidade do respetivo beneficiário/devedor antes de a operação ser iniciada.

Estas funcionalidades serão disponibilizadas aos utilizadores de serviços de pagamento, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, nos diferentes canais onde estes efetuam transferências a crédito, transferências imediatas e débitos diretos: canais remotos (por exemplo, homebanking e aplicação móvel) e presenciais (por exemplo, balcões).

Novo serviço que permite fazer transferências usando o número de telemóvel ou o NIPC do destinatário (SPIN):

Em complemento das funcionalidades hoje lançadas, o Banco de Portugal disponibilizará aos prestadores de serviços de pagamento, no dia 24 de junho, o SPIN, uma solução de identificador para derivação da conta (proxy lookup/alias).

O SPIN permitirá aos utilizadores de serviços de pagamento iniciar transferências a crédito e imediatas utilizando o número de telemóvel (se for um particular) ou o NIPC (se for uma empresa) do beneficiário, em vez do IBAN.

Esta solução será facultada aos utilizadores, sem custos, nos diferentes canais dos prestadores de serviços de pagamento (incluindo homebanking, aplicações móveis e até ao balcão) e permitirá realizar transferências de forma mais simples e conveniente.