Torres Novas acolhe Seminário Nacional das Eco-Escolas
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 15 de Janeiro, 2025
O Município de Torres Novas acolherá, entre os dias 17 e 19 de janeiro, o encontro anual que reúne professores e técnicos de municípios de todo país e que conta com a participação de vários especialistas em educação, ambiente, e sustentabilidade, envolvendo mais de três centenas de pessoas.
No primeiro dia do Seminário, durante a manhã, serão distinguidas 161 das 194 Eco-Escolas visitadas pelo Ministério da Educação e Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, Regionais do Ambiente da Madeira e Açores, que irão receber os respetivos Diplomas de Qualidade e Excelência que traduzem o bom trabalho realizado enquanto Eco-Escola nos últimos anos, aferido pelos elementos que auditaram a escola.
Durante o dia de sexta-feira, existirão várias comunicações relacionadas com o Programa Eco-Escolas, os seus temas de trabalho, projetos e atividades. No painel da manhã serão aprofundados os temas Biodiversidade, Espaços Exteriores e Ação Climática, temas do ano no Programa Eco-Escolas 2024/25. Após o almoço, de acordo com a organização, acontecerá, entre outras coisas, o painel de “Boas Práticas em Municípios” com a participação de representantes de Fornos de Algodres, Santo Tirso e Torres Novas e ainda uma Conferência de Luísa Schmidt sobre os 50 anos de Educação Ambiental, seguindo-se a apresentação dos projetos com os parceiros Eco-Escolas.
Já durante a manhã de sábado, acontecerão na Escola Secundária Maria Lamas diversas workshops de caracter prático, bem como os Fóruns interpares. De tarde, os participantes retornarão ao Quartel dos Bombeiros onde decorre a Eco-Mostra e poderão assistir ao Painel “Boas práticas Eco-Escolas” onde entre outras, existirá uma apresentação da ADEAC (a FEE Espanha) sobre as Eco-Escolas no país vizinho. O dia terminará com a apresentação da visita ao concelho de Torres Novas, depois de uma montra de projetos convidados.
Escute, aqui, as declarações da Coordenadora Nacional do Projeto Eco-Escolas, Margarida Gomes: