Situação de Saúde de Benavente preocupa a Comissão de Utentes do Concelho (c/ som)
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 21 de Julho, 2023
A situação da saúde, no concelho de Benavente, está longe de estar melhor. Quem o afirma é Domingos David, coordenador da Comissão de Utentes do Concelho de Benavente (CUCS) que, adianta que, ao contrário do que era expectável, têm sido mais os retrocessos do que os avanços na saúde no concelho de Benavente.
Em entrevista à Rádio Marinhais, Domingos David conta que, após a aposentação de uma médica de família do Centro de Saúde de Benavente, cerca de 1.500 utentes ficaram sem médico de família, agravando assim a situação que se vive no concelho por falta de médicos.
Domingos David, relata que, neste momento, a maioria dos utentes, que residem nas várias freguesias do concelho, não têm médico de família, excetuando aqueles que são atendidos na Unidade de Saúde Familiar de Samora Correia (entre 12 mil a 15 mil utentes). Todos os restantes encontram-se nesta “lamentável” situação, sendo que apenas existe uma única médica de família no quadro, para dar assistência todos os utentes.
Domingos David fala que existem outros médicos a exercer funções de forma pontual, no entanto, não podem ter uma lista de utentes designada para os mesmos, não se constituindo, assim, médicos de família a tempo inteiro, o que não permite o acompanhamento de mais de mil famílias.
A CUCB promete, desta forma, encetar mais formas de luta com vista à melhoria do acesso à saúde dos cidadãos do concelho.