Saúde: ULS do Estuário do Tejo iniciou hospitalização domiciliária
Escrito por Redação em 14 de Abril, 2025

IMG: Hospital de Vila Franca de Xira.
A Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo (ULS Estuário do Tejo) iniciou, em abril, a hospitalização domiciliária de doentes, uma alternativa ao internamento convencional, proporcionando assistência contínua e coordenada e com idêntico nível tecnológico, de segurança e de qualidade.
Segundo esta ULS, “os cuidados de saúde são prestados, em casa dos utentes, por uma equipa multidisciplinar da Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD), que integra médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos e nutricionistas, entre outros.”
Diariamente, a equipa desloca-se a casa dos doentes para avaliação e prestação de cuidados. No período noturno, a equipa encontra-se disponível em regime de prevenção. Desta forma, os doentes internados em hospitalização domiciliária, ou os seus cuidadores, têm um contacto telefónico direto com a equipa de saúde, que está disponível 24 horas por dia para responder, em caso de dúvida ou qualquer intercorrência.
A ULS que administra o Hospital de Vila Franca de Xira explica que “a referenciação de doentes para a UHD pode ser efetuada a partir dos diversos serviços da ULS Estuário do Tejo A admissão neste modelo de internamento é voluntária e, em qualquer momento, o doente pode regressar ao serviço de internamento convencional, devido a um agravamento da respetiva situação clínica, ou pelo desejo expresso do doente ou dos seus familiares”, concluem.
A primeira unidade de hospitalização domiciliária em Portugal surgiu em 2015. Em 2023, foram acompanhados 10.037 doentes neste sistema, que nessa altura tinha já uma capacidade instalada de 352 camas.