Santarém “conquista” projeto agroalimentar que prevê a criação, numa primeira fase, de 200 postos de trabalho
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 8 de Outubro, 2024
O projeto agroalimentar, de produção de cenouras bebé, desenvolvimento pela 52 Fresh, vai ser implementado no concelho de Santarém.
Para o Presidente da Câmara Municipal, João Teixeira Leite, o dia de anúncio deste investimento é “histórico para Santarém”, uma vez que “ao longo dos últimos meses, com recato, mas com muito trabalho” a autarquia desenvolveu “todos os esforços para trazer este investimento para Santarém.”
Segundo a nota da autarquia, nas últimas semanas, terão sido dados passos determinantes, tendo o investidor já apresentado no Município um PIP, que está em condições de ser aprovado. Também a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já deu parecer favorável a diversos pedidos de informação sobre a viabilidade da atividade, e o Governo já comunicou, através da Secretaria de Estado do Ambiente sobre a viabilidade da nova localização.
Recorde-se de que esta se trata da primeira unidade de processamento de cenoura bebé da Europa. Os investidores pretendem criar numa primeira fase 200 postos de trabalho que podem atingir o número de 1000 em fase de desenvolvimento pleno da atividade.
João Teixeira Leite adiantou, ainda, que “os contratos de promessa compra e venda dos terrenos já foram assinados, numa área total de 50 hectares, dos quais 10 são do município e os restantes da Caixa de Crédito Agrícola de Pernes, os terrenos localizam-se na freguesia de Pernes”.