Samora Correia: ASASC entregou sessenta cabazes a famílias em dificuldades
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 23 de Dezembro, 2024
A Associação Social Amigos de Samora Correia (ASASC) entregou, no passado sábado, 21 de dezembro, sessenta cabazes de Natal com bens alimentares a famílias carenciadas ou em situação de vulnerabilidade social e económica.
A Campanha “Natal Com Todos” envolveu o comércio local, associações, empresas e beneméritos que fizeram donativos em valor ou em espécie permitindo a oferta de bacalhau, azeite, batatas, fruta, arroz, massa, açúcar, óleo, broas e o tradicional Bolo Rei.
“Não sei como agradecer. Esta associação é uma bênção nas nossas vidas”, explicou Olímpio Venâncio, patriarca de uma família com cinco crianças e dois adultos que recebeu um generoso cabaz.
Ana Paula Neves, Vice-Presidente da ASASC explica que os “avios” têm uma base comum a todos e são reforçados em função da tipologia do agregado familiar. “Se tiver crianças, procuramos reforçar com leite, cereais e alguns chocolates da época”, refere a dirigente associativa.
Os pequenos têm direito a livros, peluches e brinquedos oferecidos por famílias doadoras.
A entrega dos cabazes decorre num antigo restaurante cedido à ASASC na época natalícia.
Uma linha de montagem produz os cabazes. Elisabete Belas e Cláudia Santos, dirigentes da ASASC colocam os produtos doados por marcas, supermercados e associações em sacos resistentes ao peso das dádivas. A Cruz Vermelha Portuguesa, o Campo de Tiro da Força Aérea e o Grupo Desportivo de Samora Correia também recolheram alimentos que doaram à associação.
“Estamos gratos aos parceiros e beneméritos que nos ajudam a ajudar. A onda de solidariedade continua a crescer”, refere Manuel Silva, secretário da ASASC.
A associação tem cerca de 1000 associados e apoia três centenas de pessoas “durante todo o ano” porque “não existe necessidade apenas no Natal”, adianta Nelson Lopes, Presidente da ASASC.
A organização sem fins lucrativos oferece alimentos, roupa, calçado, móveis, eletrodomésticos, medicamentos, livros e brinquedos novos e usados na sua velha sede na antiga biblioteca onde atende dezenas de beneficiários nas manhãs de sábado e quarta-feira.