Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Salvaterra de Magos promove várias iniciativas para assinalar 51 anos do 25 de abril

Escrito por em 21 de Abril, 2025

IMG: Reprodução Facebook Hélder Manuel Esménio.

De 18 de abril a 3 de maio, o concelho de Salvaterra de Magos recebe uma programação diversificada para assinalar os 51 anos que se passam, este ano, desde a revolução de 25 de abril de 1974.

No dia 23 de abril, pelas 17h00, é inaugurada na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos a exposição “Vamos Fotografar a Minha Terra”, seguindo-se, depois a entrega de prémios no âmbito do concurso com o mesmo nome.

Já no dia 24 de abril, pelas 15h00, na sede da Junta de Freguesia de Marinhais, a Associação Ternura Popular vê inaugurada a exposição denominada “25 de abril aos olhos do artesanato”. Mais tarde, pelas 19h00, decorrerá no Espaço Jackson, na Glória do Ribatejo, uma iniciativa levada a cabo pela Associação Febre Amarela que pretende celebrar o “Dia da Liberdade”.  À noite, pelas 21h00, as atenções viram-se para o Auditório Municipal “Escola O Século”, em Salvaterra”, para o espetáculo “Cantigas de Abril” com a participação de António Grencho, Elias Oliveira, Manuel Monteiro, Joaquim David, Nuno Costa e Paju.

No dia 25 de abril prosseguem as iniciativas, com múltiplas atividades dinamizadas pelas associações e coletividades do concelho. Pelas 09h00, na Glória do Ribatejo, acontece o Passeio de Motos da Liberdade. À mesma hora, mas em Muge, no Parque de Merendas José Faria, decorrerá o Torneio 25 de abril Doublet de Petanca. Pelas 16h30, no ringue desportivo da Glória do Ribatejo acontecerá o concerto Rock’n’ Road e um sunset com o DJ Ildefonso. Às 18h00 é inaugurado o Festival Sabores do Tejo, no Centro Cultural do Escaroupim, numa organização do Rancho Folclórico “Os Avieiros” do Escaroupim. Mais tarde, pelas 22h00, no ringue desportivo da Glória a animação volta com o DJ Nana e um concerto com Bad Guys.

No sábado, 26 de abril, o Núcleo Montantíqua de Marinhais promove, a partir das 09h00, o seu tradicional passeio e almoço do 25 de abril. Pelas 11h00, na Biblioteca Municipal, acontece uma hora do conto e uma oficina artística facilitada por Ana Rita Janeiro. A partir das 14h00, a sede da Juvemar em Marinhais recebe um conjunto de atividades, entre as quais se destacam o teatro e a dança, com o intuito de celebrar o 25 de abril. Ainda neste sábado, a partir das 20h00, dá-se o “pontapé de saída” para o Torneio de Futebol Salão organizado pela Comissão de Festas 2025 em Honra de Nossa Senhora da Glória, na Glória do ribatejo.

No domingo, 27 de abril, destaque para a Gala Internacional de Folclore que acontecerá, pelas 17h30, no Pavilhão da Associação Humanitária do Granho.

No dia 1 de maio, feriado, as iniciativas começam logo pela manhã com a atividade “Pequenos Gigantes”, destinadas a crianças dos 4 aos 9 anos, numa organização do Clube Desportivo Salvaterrense. Pelas 10h00 iniciar-se-á, na Glória do Ribatejo, a 10.ª edição da Corrida, de 10 quilómetros, Vila Glória do Ribatejo. Ainda neste dia, o Auditório da Capela Real, em Salvaterra, acolhe, a partir das 16h00, o 45.º Festival de Folclore organizado pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Salvaterra de Magos.

Na sexta-feira, dia 2 de maio, acontece, pelas 14h30, no Auditório Municipal “Escola O Século” um espetáculo denominado “Projeto Aurora” criado a partir de testemunhos reais de presos políticos na ditadura.

As comemorações terminam no sábado, 3 de maio, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal, com a apresentação do livro “Amor persistente sem consentimento”; “O teu corpo avisa”; “O medo na minha perspetiva”, de Conceição Serafim.