Rosto de colegas em corpos nus: Uso de IA por aluno está a ser investigado
Escrito por Maria Carvalho em 8 de Abril, 2025
As autoridades investigam aluno, em Penalva do Castelo, que terá utilizado a Inteligência Artificial (IA) para fazer imagens falsas onde colocava o rosto de colegas em corpos nus. Deduz-se que o jovem tenho um arquivo extenso se imagens que foram adulteradas.
Usava fotografias da redes sociais das colegas com a finalidade de as alterar com a ajuda da IA e obter como resultado fotografias falsas com a cara das colegas em corpos nus. Um caso que envolve jovens e redes socias torna-se num caso que está a ser investigado pelo Ministério Público, na sequências de uma comunicação da Guarda Nacional Republicana (GNR).
O caso foi descoberto pelas jovens que tiveram o seu rosto usado nestas imagens e denuncia foi feita pela escola ao programa Escola Segura. Sabe-se ainda que a GNR falou com o suspeito, seus amigos, com quem possa ter tido acesso ao conteúda e ainda com as vitimas.
O maior medo agora pode dizer-se que é “até onde terão chegado estas fotografias adulteradas?”, tal como relata a SIC Noticias, até porque o rasto do número de partilhas pode ser facilmente perdido.