Reservas de sangue nos Hospitais portugueses estão na eminência de faltar
Escrito por Redação em 20 de Julho, 2023
De acordo com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, fez saber ao Notícias ao Minuto, as reservas de sangue estão na eminência de faltar nos bancos de sangue do Hospitais e apela, aos portugueses, o bom senso de partilhar a sua doação.
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), diz que os hospitais portugueses necessitam diariamente de 1.100 unidades de sangue e componentes sanguíneos, neste sentido exorta para que todos os portugueses que possam doar sangue neste verão. A partir desta sexta-feira, dia 21, é lançada a campanha de sensibilização para o efeito, promovida pela FEPODABES.
Com a Jornadas Mundiais da Juventude à porta essa necessidade torna-se ainda mais crítica. Nesse sentido, diz a Federação, “é crítico aumentar as reservas de sangue dos diferentes grupos sanguíneos”.
“Aproveitando o acolhimento de jovens vindos de inúmeros países, é importante que todos os cidadãos, mas em particular os jovens nacionais façam a sua dádiva por forma a prevenir necessidades inesperadas”, diz o presidente da FEPODABES, citado na nota.
De Igual forma o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, apelou à dádiva de sangue devido a uma “tendência preocupante de diminuição” e por recear que os “constrangimentos” piorem na fase de férias.