Rádio Marinhais assinala, hoje, 35 anos de emissões regulares
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 6 de Junho, 2024
Hoje é um dia de festa para a Rádio Marinhais, uma vez que se assinalam 35 anos de emissões regulares. A atribuição do alvará de radiodifusão aconteceu em 1989, isto depois de, entre os anos de 1985 e 1989, esta se ter mantido enquanto rádio “pirata”.
Com vários eventos realizados, a Rádio Marinhais é uma instituição de renome e prestígio institucional no distrito de Santarém e no concelho de Salvaterra de Magos.
Ao longo dos anos em que está “no ar”, a Rádio Marinhais tem estado sempre do lado das populações que serve, apoiando todas as festas populares na sua difusão. Outro exemplo do trabalho desenvolvido pela Rádio é a divulgação que faz de todas as Associações dos concelhos que serve e, em particular, das que atuam na área social divulgando as suas atividades e a necessidade de serem apoiadas.
A Rádio Marinhais destaca-se, ainda, pela realização de iniciativas recreativas para os associados e ouvintes tais como convívios, encontros e festas. A implementação de viagens a diversos eventos como por exemplo, ao teatro e a vários concertos é outra das atividades que, ao longo, do ano a Rádio proporciona a muitos que, de outra forma, não tem oportunidade de sair das suas vilas, aldeias ou cidades.
Em termos informativos, a Rádio Marinhais procura fazer uma informação clara, dando voz a todas a entidades, não sendo limitada por cores partidárias, clubísticas, associativas, raciais ou doutro qualquer género. O desporto está também, em destaque, na antena da Rádio Marinhais com uma equipa dedicada que acompanha as equipas do concelho, nos jogos que estas disputam em casa. Às terças-feiras, no “Último Golo” é debatida e analisada a atualidade desportiva local, regional, nacional e mundial.
No que diz respeito à programação, a Rádio Marinhais conta, ainda, com uma grelha onde se incluem programas como o “Informação e Música”, de segunda a sexta-feira, entre as 07h00 e as 10h00, com apresentação de Edgar Correia onde passam crónicas de opinião e saúde e bem-estar. Já o “Catarina de A a Z” e “Cantinho dos Sócios”, também todos os dias úteis, entre as 11h00 e as 17h00, tem a animação garantida com Catarina Teles, locutora de rádio com uma carreira de mais de 30 anos. As tardes da MarinhaisFM são animadas com as melhores músicas dos anos 60, 70, 80 e 90 no “Companhia Ilimitada”, com Jorge Burgal.
Ainda no que diz respeito à programação da rádio, destaque para a “Noite de Fados” emitida às quintas-feiras, pelas 22h00, e para o “Música nas Entrelinhas” que vai para o ar às sextas, a partir das 21h00, com Pedro Gonçalves. Aos sábados e domingos, às 07h00, o Folclore está em destaque na MarinhaisFM com o programa “Raízes” e, uma hora mais tarde, vai para o ar o programa infantil “Reino da Fantasia”. Também aos sábados, pelas 16h00, é emitido o programa LusoAtlântico, de Rafael Gonçalves.
Nas madrugadas da rádio, o “Mil e Uma Noites” é o programa que faz companhia a todos aqueles que procuram na rádio, justamente, isso: companhia.
Neste, que é um dia de agradecimento a todos aqueles que contribuíram para que a rádio seja aquilo que é hoje, há a certeza do empenho de toda a equipa para que a MarinhaisFM continue, sempre, ao lado do seu auditório, através dos 102.5FM ou, na Internet, para todo o mundo, em www.radiomarinhais.pt, com um verdadeiro serviço público de proximidade.