PS aprovou, na noite de ontem, os cabeças de lista às próximas legislativas
Written by Edgar Correia (TPE587) on 24 de Janeiro, 2024
O PS aprovou, na Comissão Política Nacional realizada na noite da última terça-feira, dia 23 de janeiro, os cabeças de lista do Partido às próximas eleições legislativas que irão decorrer no próximo dia 10 de março. Os nomes foram aprovados com apenas 3 votos contra num total de 86 votantes.
O Secretário Geral do PS, Pedro Nuno Santos, vai manter-se enquanto cabeça de Lista pelo distrito de onde é natural. Por Beja é o novo líder da Federação Socialista deste distrito, Nelson Brito, que assume a liderança da lista já em Braga a lista dos socialistas será encabeçada por José Luís Carneiro.
Em Bragança, a escolha do PS recai sobre Isabel Ferreira, atual Secretária de Estado do Desenvolvimento Rural e por Castelo Branco a liderança fica entregue também a um Secretário de Estado, mas do Turismo, Nuno Fazenda.
Por Coimbra, a número 1 do PS será Ana Abrunhosa e por Évora o candidato é Luís Dias, atual Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas.
Faro repete, pela terceira vez, a opção de Jamila Madeira enquanto cabeça de lista e na Guarda há também a repetição de Ana Mendes Godinho, atual Ministra do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social.
Por Leiria, o Líder Parlamentar dos socialistas, Eurico Brilhante Dias é a escola número 1 e por Lisboa os socialistas escolheram Mariana Vieira da Silva enquanto nome forte.
Na região de Portalegre, o cabeça de lista será Ricardo Pinheiro e pelo Porto será Francisco Assis.
Sem grandes surpresas, a atual coordenadora do programa eleitoral do PS e deputada, Alexandra Leitão, é a cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Santarém.
A Ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, é a escolha por Setúbal ao passo que a Ministra da Habitação, Marina Gonçalves liderará o distrito de Viana do Castelo.
Por Vila Real a deputada Fátima Correia Pinto é a número 1 e por Viseu a escolha recai sobre Elza Pais, Presidente das Mulheres Socialistas.
No que diz respeito aos Açores, Francisco César mantém-se como n.º 1 da lista e na Madeira é o Secretário de Estado das Comunidades, Paulo Cafôfo, que se estreia como candidato.
Paulo Pisco é o candidato no círculo eleitoral da Europa e por Fora da Europa o número 1 é Augusto Santos Silva.
IMG: José António Rodrigues.