Projeto de Associação Sociocultural leva artes da lusofonia aos concelhos de Beja e Benavente
Escrito por Redação em 28 de Março, 2025

IMG: Chamadarte – Associação Sociocultural.
A Associação Sociocultural Chamadarte, com sede em Beja, encontra-se a dinamizar, desde o início do ano o projeto “Lusofonias”, uma iniciativa que levará artistas de países lusófonos a diferentes espaços culturais dos municípios de Beja e de Benavente.
O próximo espetáculo inserido na programação cultural deste projeto acontece já esta sexta-feira, 28 de março, no Cineteatro de Benavente. Klemente Tsamba subirá a palco com a peça “Nos Tempos de Gungunhana”, um espetáculo, inspirado na tradição oral dos contadores de histórias africanas, onde um único elemento se desdobra em vários personagens para, com a cumplicidade do público, retratar alguns episódios mágicos paralelos à vida do célebre rei tribal moçambicano Gungunhana.
O projeto Lusofonias é promovido pela Associação Chamadarte, cujo seu diretor Klemente Tsamba, refere que o Lusofonias é uma corrente de encontros entre artistas de países irmãos, inspirada em festivais e plataformas de circulação artística nas quais tem participado há mais de uma década, como o FestLuso e o Circuito de Teatro em Português no Brasil, o Mindelact em Cabo Verde, o FITI em Moçambique, entre outros circuitos e festivais da Lusofonia.
Ao longo deste ano, o projeto Lusofonias contará com a participação dos seguintes artistas: Ana Santos, Cristina Taquelim e Jéssica Lopes (Portugal), Genifer Gerhardt e Vinícius Piedade (Brasil), Alberto Magassela, Klemente Tsamba, Mbalango e Rita Couto (Moçambique), Atchó Express (Guiné-Bissau), Adriano Reis (Cabo Verde) e Giovani Lourenço (Angola/Portugal).
O projeto Lusofonias conta com o apoio da Direção-Geral das Artes (DGArtes) e com a parceria da Câmara Municipal de Benavente e Câmara Municipal de Beja.