Professores e funcionários das escolas iniciam hoje uma semana de greve
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 18 de Setembro, 2023
Os professores e funcionários das escolas iniciam a partir desta segunda-feira, dia 18, uma semana de greve, num protesto convocado pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP). Na base das reivindicações está a recuperação do tempo de serviço e as várias injustiças sentidas no setor.
O ano letivo acabou de arrancar, no entanto, face ao início desta paralisação, poderão ser muitos os alunos que ‘esbarrem’ com os portões fechados das escolas.
De acordo com o Sindicato, na origem desta greve está a reivindicação pela recuperação dos seis anos, seis meses e vinte e três dias de tempo de serviço congelado. Para lá disto, o Stop afirma, ainda, que existem docentes prejudicados pelas regras do regime de mobilidade por doença, mas também alerta para as condições dos professores em regime de monodocência, do primeiro ciclo.
No que diz respeito aos funcionários das escolas, o Stop exalta a falta de assistentes técnicos e operacionais nas escolas e as condições de trabalho precárias que se verificam.
Para sexta-feira, ou seja, o último dia de greve, está agendada uma manifestação nacional dos profissionais da educação, em Lisboa.
IMG: Pixabay (Ilustrativa).