Professores e educadores em greve esta sexta-feira
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 6 de Outubro, 2023
Esta sexta-feira, dia 6 de outubro, é dia de greve nacional por parte dos professores e educadores. A paralisação, convocada pela plataforma de nove estruturas sindicais, tem por objetivo reivindicar melhores condições de trabalho, a contabilização integral do tempo de serviço congelado e o fim das vagas para progressão aos 5.º e 7.º escalões e das quotas de avaliação.
Justamente sobre a contabilização integral do tempo de serviço congelado, o Primeiro-Ministro, António Costa, rejeitou, na segunda-feira, essa hipótese, fundamentando que essa medida “é insustentável para o país”. As estruturas sindicais, por seu lado, referiram que estão disponíveis para uma recuperação, de forma faseada.
Para a próxima segunda-feira, dia 9, os trabalhadores não docentes realizam também uma greve pela valorização das profissões. De acordo com o Sindicato Nacional dos Profissionais da Educação (SINAPE), que deu entrada com pré-aviso de greve, os não docentes sentem desde 2010 “uma desvalorização salarial”, uma vez que as suas “tabelas foram ‘engolidas’ pelo ordenado mínimo nacional, sem que existisse uma reestruturação das carreiras”.
IMG: Pixabay (Ilustrativa)