Procissão das Velas: As primeiras explicações da Juiz da Comissão de Festas, Vanessa Silva
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 27 de Setembro, 2023
Está instalada a polémica, na freguesia de Marinhais, depois da Comissão de Festas que preparará os festejos do próximo ano na vila ter planeado realizar a habitual Procissão das Velas, no dia 29 de setembro, e, agora, não haver disponibilidade de nenhum dos dois párocos do concelho para a realizar.
À Rádio Marinhais, Vanessa Silva começa por explicar que o Pároco de Marinhais, José Luís Borga, lhe terá garantido não se lembrar desta procissão, no entanto, a nossa Juiz da Comissão diz recordar-se da mesma ao longo dos anos, à exceção da interrupção causada pela pandemia da Covid-19.
Questionada pelo motivo que leva a que nenhum dos dois párocos possa celebrar esta iniciativa religiosa, a líder da Comissão de Festas 2024 explicou que José Luís Borga não poderia estar presente por motivos pessoais e, o irmão, o Pároco João Borga teria “afazeres relacionados com a Igreja”.
Para já, mas sem adiantar muitos pormenores, Vanessa Silva e a equipa que a acompanha estão a tentar preparar uma iniciativa que possa substituir a habitual Procissão das Velas. “Posso garantir que vai haver alguma noutros moldes. A fé está não está na Igreja a fé está nos nossos coração e naquilo que nós acreditamos”, remata.
Escute, aqui, as declarações, na tarde desta quarta-feira, dia 27 de setembro, à Rádio Marinhais:
IMG: Facebook Luís.