Presidente da Associação Portuguesa de Diabéticos de Portugal questiona “o que é que o Infarmed anda a fazer” (c/ som)
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 4 de Outubro, 2023
Os pacientes com diabetes em Portugal estão em “desespero” dada a indisponibilidade de medicamentos para controlo da doença nas farmácias portuguesas. Em declarações à MarinhaisFM, o Presidente da Associação Portuguesa de Diabéticos de Portugal (APDP), Dr. José Manuel Boavida, garante que esta é uma situação que tem vindo a acontecer desde o início do ano.
Em causa está a indisponibilidade dos medicamentos Trulicity e Ozempic, que as farmácias garantem não chegar para tanta procura, uma vez que são também utilizados para emagrecimento.
José Manuel Boavida, ouvido esta manhã pela MarinhaisFM, começa por referir que o Serviço Nacional de Saúde se encontra numa situação delicada, com o encerramento de muitos serviços, isto na manhã em que aconteceu também uma reunião entre o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e o Bastonário da Ordem dos Médicos, de onde, segundo o Presidente da APDP, “não aconteceu nada de novo sobre a falta de medicamentos para a diabetes”. Esta é uma situação que não é nova e “que decorre desde o princípio do ano em que não tem havido uma quantidade deste tipo de medicamento para abastecer”, afirma.
Não sendo a situação propriamente nova, o Presidente da estrutura representativa dos diabéticos de Portugal, questionou, igualmente, o que é o Infarmed “anda a fazer para regularizar esta situação”.
Escute, aqui, as declarações do Dr. José Manuel Boavida: