Um espaço ver e a construção de mais de 9.800 novas habitações é o plano para o eixo Aeroporto Humberto Delgado que conta com 400 hectares.
Chelas-Barreiro poderá vir a ser a terceira travessia rodoviária do Tejo, prevendo-se também a criação de um túnel que liga Algés-Trafaria. O novo aeroporto e investimento na ferrovia de alta velocidade estão também englobados neste projeto.
O investimento previsto na terceira travessia do Tejo é de 3.000 milhões e no túnel Algés-Trafaria 1.500 milhões.
O projeto prevê também a expansão das redes de transportes públicos, nomeadamente do Metropolitano de Lisboa, do Metro Sul do Tejo e da Transtejo/Soflusa, assim como a criação do LIOS-Linha Intermodal Sustentável (Oeiras — Lisboa — Loures) e do SATUO (Sistema Automático de Transporte Urbano de Oeiras), que ligará o município de Oeiras (Paço de Arcos) ao de Sintra (Massamá).
Relativamente ao modelo de governação, a tutela explica que vai ser criada a Sociedade Parque Cidades do Tejo, uma empresa detida a 100% pelo Estado.
“O projeto terá uma dotação inicial de 26,5 milhões de euros e a gestão assenta num modelo paritário entre o Estado central e os municípios”, refere ainda a nota.
Segundo o ministro das Infraestruturas, o objetivo deste projeto “é ‘coser’ as duas margens do Tejo e uni-las como uma grande metrópole”.