Pais manifestam preocupação devido à falta de vagas nas creches em Samora Correia
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 17 de Julho, 2023
A falta de vagas nas creches da freguesia de Samora Correia, no concelho de Benavente, está a deixar pais e mães de “pés e mãos atadas” sem saber onde deixar as crianças durante os períodos em que estes se têm de ausentar para o trabalho. Na freguesia, apenas existe uma IPSS com valência de creche, a Fundação Padre Tobias.
Foi na reunião pública de Câmara desta segunda-feira, dia 17 de julho, que Érica Catarino, mãe de um menino de 3 meses e de uma menina de cinco anos, se apresentou para dar o seu testemunho e demonstrar o “desespero” que é não ter onde deixar o filho mais novo. De acordo com Érica, a situação da falta de vagas nas creches da freguesia não é nova e já acontecia antes da implementação do Programa Creche Feliz por parte do Governo. Para esta mãe, entregar os filhos a uma ama “não é solução” e indagou a Câmara Municipal sobre o que tenciona fazer para melhorar esta situação.
Nesta reunião também o vereador, Luís Feitor, eleito pelo PSD, questionou qual o ponto de situação da creches no município de Benavente, recordando que o assunto já foi levantado, por eleitos e munícipes, em sessões anteriores da Assembleia Municipal e na última reunião pública da Câmara.
Em resposta, a vice-presidente da Câmara Municipal, Catarina Pinheiro do Vale, recordou que o município adquiriu – em dezembro de 2022 – o edifício onde, no passado, funcionou o colégio “Miúdos e Companhia”, que ficará a funcionar sob a gestão da Fundação Padre Tobias. Este edifício, apesar de não ir suprir todas as necessidades – dada a elevada lista de espera -, terá, segundo a autarca, 5 salas, sendo que duas serão de berçário.
Segundo Catarina Vale, o problema da falta de vagas na freguesia aumentou quando o Governo lançou o programa Creche Feliz, uma vez que se passou “a abranger muito mais público”, “com muito mais famílias a procurarem esta resposta”, afirmou.
No que à rede pública do ensino pré-escolar diz respeito, a vice-presidente adiantou que a autarquia vai disponibilizar duas salas na Escola “O Século”, em Samora Correia, e está também prevista a reabertura do Jardim de Infância da Barrosa com o objetivo de fazer face à falta de vagas sentida também neste ciclo de ensino.
Na Internet já corre uma petição denominada “queremos vagas nas creches para os nossos filhos no concelho de Benavente” que já conta com 211 assinaturas.