Nobre de Sousa sucede hoje a Gouveia e Melo enquanto chefe do Estado-Maior da Armada
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 27 de Dezembro, 2024
Jorge Nobre de Sousa vai tomar posse, às 12h00, desta sexta-feira, no Palácio de Belém, em Lisboa, enquanto chefe do Estado-Maior da Armada, sucedendo assim no cargo ao almirante Henrique Gouveia e Melo.
Recorde-se de que o nome do novo chefe militar da Armada foi conhecido, no passado dia 24 de dezembro, através de uma nota publicada no site oficial da Presidência da República.
Em julho de 2022, Nobre de Sousa assumiu o cargo de 2.º Comandante Operacional das Forças Armadas e dirigia, até à atualidade, o Comando Conjunto para as Operações Militares.
Ao longo da sua carreira, o novo chefe do Estado-Maior da Armada, exerceu várias funções, das quais se destacam as de subchefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares, Comandante Naval, Chefe do Estado-Maior do Comando Naval, e foi também comandante do Corpo de Fuzileiros.
Pelos seus serviços militares, Nobre de Sousa já recebeu várias condecorações, tendo sido agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis, em 2009.