Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Museu da PSP abre ao público no dia 14 de julho

Escrito por em 11 de Julho, 2023

No próximo dia 13 de julho, quinta-feira, às 16h00, é oficialmente inaugurado o Museu da Polícia (MUP), numa cerimónia que será presidida pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e que será aberta apenas à comunicação social. A abertura ao público acontece no dia seguinte, a 14 de julho.

Numa nota enviada pela Direção Nacional da PSP, “A 1.ª fase de exposição do MUP, especificamente dedicada a evidenciar o paralelismo entre a recente história política e socioeconómica de Portugal e a evolução orgânico-funcional e cultural de uma Instituição policial civil e que, independentemente das circunstâncias, nunca deixou de garantir uma importante missão de auxílio, segurança e socorro às populações”.

A Polícia de Segurança Pública, com 156 anos de história, “é herdeira e detentora de um passado e de um património material e imaterial de grande importância para a história da polícia e de inquestionável relevo no contexto da História do Portugal contemporâneo”, pode ler-se na nota.

Em 2014, a Polícia de Segurança Pública decidiu promover uma estratégia destinada ao estudo, valorização e divulgação da sua história e à salvaguarda e valorização do seu património, dando-o a conhecer a toda a comunidade por meio da visibilidade dos seus acervos históricos. Em 2016, criou as condições indispensáveis para o desenvolvimento do projeto “Polícia de Segurança Pública: História e Património” que resulta de uma parceria entre a Direção Nacional da PSP e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA-FCSH). Este projeto visa a identificação, a organização, a preservação, a promoção do conhecimento, a valorização e a divulgação deste inestimável legado, compreendendo a promoção da organização e musealização do património associado à história da polícia, nomeadamente o que constitui propriedade da PSP.

Localizado em Rua Capelo n.º 15, no Chiado, o Museu poderá ser visitado de segunda a sábado, entre as 10 e as 18 horas e, até setembro, o acesso será gratuito.