Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Município de Coruche aposta na transição digital do comércio local

Escrito por em 21 de Novembro, 2023

A candidatura da Câmara Municipal de Coruche aos Bairros Comerciais Digitais foi aprovada, recentemente, pela Direção-Geral das Atividades Económicas, tendo o Município apresentado, conjuntamente com a Associação de Comerciantes dos Concelhos de Coruche e Salvaterra de Magos, não só este projeto, mas também outras iniciativas de dinamização e valorização do comércio local. A reunião aconteceu, no passado dia 14 de novembro, no Pavilhão Desportivo Municipal.

No total, a candidatura do Município ao projeto Bairro Comercial Digital terá um apoio do Plano de Recuperação e Resiliência no valor de 547 mil euros. São 95 os estabelecimentos comerciais de Coruche que em breve integrarão soluções e infraestruturas coletivas, num total de 3,42 hectares do centro urbano da Vila abrangidos.

De acordo com a autarquia, o investimento “será distribuído pelas tipologias de conectividade e harmonização urbanística, plataformas eletrónicas, digitalização da experiência de consumo, integração em soluções logísticas coletivas e digitalização de infraestruturas adjacentes.”

Um dos exemplos desse investimento passará pela “implementação de um bairro comercial digital conectado, interativo, facilmente identificável, presente em marketplaces e, sobretudo, acessível a todos em tempo real, e tudo agregado num único website e app, simples e fácil de usar. A plataforma Payshop Online Payments (POP) disponibiliza aos comerciantes um conjunto de métodos de pagamento online comuns no mercado, ao passo que a digitalização da experiência de consumo proporciona meios de gestão informada do negócio e de stocks, bem como sistemas de informação que facultam valiosos dados e métricas de análise”, refere a autarquia.

Para capacitar os comerciantes e alavancar o projeto serão promovidas no início de 2024 ações de formação profissional para trabalhadores do setor privado em marketing e publicidade, vendas e divulgação online, e proteção de dados. As unidades de formação serão de curta duração, de 25 ou 50 horas, tendo como objetivos aperfeiçoar meios de troca de informação, facilitar as transações e a geração de receitas mais rápidas e automáticas, reduzir os ciclos de desenvolvimento e acelerar o tempo de lançamento de novos produtos ou serviços no mercado, promovendo a proximidade, com feedback em tempo real, entre clientes e fornecedores.

IMG: Município de Coruche.