Município de Benavente pretende candidatar a figura do campino a Património Cultural Imaterial da UNESCO
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 26 de Junho, 2023
A Câmara Municipal de Benavente, em colaboração com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), está a desenvolver uma candidatura de âmbito regional relativa à classificação do Campino como Património Cultural Imaterial da UNESCO.
Para que tal seja possível, uma vez que se trata de um processo longo, o município tem realizado algumas reuniões preparatórias. Assim, na quarta-feira, dia 21 de junho, teve lugar mais uma destas reuniões que se enquadra na área de pesquisa, histórica e antropológica.
“Homenagear os campinos, homens dedicados ao campo, que aparecem nas festividades, mas, sobretudo, enaltecer o trabalho que fizeram durante muitos anos no campo” são os objetivos traçados pelo município.
De acordo com a nota publicada no seu site, a Câmara de Benavente explica que a candidatura será liderada pelo Município de Benavente, no entanto, adianta que “serão contactados outros municípios da região que partilham os valores do campo, do Ribatejo e que têm o campino como figura marcante do seu território, e só após esses contactos a candidatura à Unesco pode ser formalizada”.