Ministério da Saúde e Médicos continuam sem chegar a acordo
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 24 de Novembro, 2023
Tal como a Rádio Marinhais lhe noticiou, decorreu na passada quinta-feira, dia 23 de novembro, mais uma reunião entre o Ministério da Saúde e a Federação Nacional dos Médicos e o Sindicato Independente dos Médicos. Recorde-se de que as negociações já passaram pela realização de 35 reuniões, nos últimos 19 meses, sem que exista acordo entre as partes.
Por um lado, a FNAM acusa o governo de legislar um novo regime de Dedicação Plena de forma unilateral, sem o acordo dos médicos. Como tal, a Federação está a contestar este regime a nível constitucional, sindical e também a nível da Comissão Europeia.
A Federação Nacional dos acusa, ainda, o Ministério de apenas ter enviado a documentação relativa à regulamentação das Unidades de Saúde Familiar e Centros de Responsabilidade Integrados a 5 horas da realização da reunião. Assim, os dirigentes da FNAM exigiram alteração da Ordem de Trabalhos, tendo como único ponto de discussão as reivindicações em cima da mesa relativas à atualização das grelhas salariais e à reposição de condições de trabalho.
Por seu lado, o Sindicato Independente dos Médicos refere que que apresentou um aumento intercalar de 15%, naquilo que considera ser um “um último esforço de aproximação num acordo intercalar.” Diz o SIM que, apesar de se ter aproximado, o Governo passou apenas de uma proposta de aumento de 5,1% para 7,8%, proposta recusada pelo Sindicato.
A próxima reunião entre o MS e os Sindicatos acontece, na terça-feira, dia 28 de novembro, às 14h00.
IMG: Pixabay (Ilustrativa).