Médicos iniciam, hoje, greve de dois dias para reivindicar melhores condições de trabalho
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 5 de Julho, 2023
Os médicos iniciaram, a partir das 00h00 de hoje, uma greve de dois dias para reivindicarem a renegociação da carreira médica e respetiva grelha salarial.
Esta greve é organizada pela Federação Nacional dos Médicos (FNAM) que, apesar de ter duas reuniões de negociação com o Ministério da Saúde nos dias 7 e 8 de julho, decidiu manter a paralisação de dois dias por entender que as soluções têm sido adiadas de forma constante, mas também face à proposta “insatisfatória” que recebeu por parte do Ministério da Saúde.
Em comunicado, a FNAM recorda que “o Ministério da Saúde apresentou um rascunho de proposta no último dia do protocolo negocial, em 30 de junho. Trata-se de uma proposta que apenas valoriza dignamente o trabalho de alguns médicos”. No entender da estrutura sindical, “não se pode excluir os médicos internos, os médicos das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, boa parte dos médicos hospitalares e os médicos de Saúde Pública. Um acordo terá de englobar todos os médicos, sem exceção.”
A FNAM defende, ainda, que “havendo um excedente orçamental e sendo o SNS o garante dos cuidados de saúde em Portugal, é fundamental que o Ministério das Finanças desbloqueie as verbas necessárias e que o Ministério da Saúde tenha a vontade política de implementar as medidas necessárias para os médicos”.