Faixa Atual

Red Red Wine

Ub 40

Atual

Atual


Mais de 12 mil migrantes ilegais tiveram entrada facilitada na Polónia

Escrito por em 9 de Abril, 2025

IMG: (ilustrativo)

A Guarda Fronteiriça e o Ministério Público da Polónia desmantelaram uma rede criminosa que facilitava a entrada ilegal de migrantes na Europa, incluindo pessoas de países considerados de “alto risco”. A entrada ilegal das mais de 12 mil pessoas era feita através de elementos que trabalhavam em gabinetes estatais de emprego, foi anunciado hoje, quarta-feira, dia 9 de abril.

A operação foi revelada pelo Ministério Público de Grójec, na região da Mazóvia, que acusou os envolvidos de permitir travessias ilegais de fronteiras e de abuso de poder. Três pessoas foram detidas, incluindo dois altos responsáveis de um escritório de emprego na região, que ajudaram estrangeiros a obter documentos fraudulentos para atravessar a fronteira polaca.

Entre 2018 e 2024, cerca de 12.500 migrantes, principalmente da Ásia, África e Ucrânia, conseguiram entradas ilegais na Polónia e noutros países do espaço Schengen, usando documentos falsos que simulavam ofertas de emprego de empresas polacas, algumas delas inexistentes.

A notícia surge num momento em que o sistema de vistos da Polónia está a ser alvo de investigação, após o governo atual ter criticado a gestão do anterior executivo, do partido Lei e Justiça, acusando-o de permitir que centenas de milhares de migrantes obtivessem vistos de forma ilegal. O primeiro-ministro Donald Tusk referiu que uma auditoria oficial revelou que foram emitidos mais de 366 mil vistos fraudulentos a migrantes de países asiáticos e africanos.

Recentemente, o presidente Andrzej Duda assinou uma nova lei que impõe restrições ao direito de asilo na Polónia.

 

 


Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Pinterest
Compartilhar no Linkedin
Send by Whatsapp
Love