Já se realizaram mais de mil consultas médicas, no Concelho de Azambuja, ao abrigo do Projeto Bata Branca
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 16 de Agosto, 2023
No final do passado mês de julho, o projeto Bata Branca contabilizava um total de 1022 consultas médicas realizadas. Este número consta de um relatório que indica, ainda, 152 referenciações hospitalares e 52 certificados emitidos.
Numa nota enviada à Comunicação Social, o Município de Azambuja faz um balanço positivo dos primeiros 42 dias de implementação de um projeto “que veio minimizar os efeitos da enorme falta de médicos de família ainda existente no concelho”. A autarquia comparticipa, em cerca de 6.500 euros, este projeto.
Recorde-se de que as consultas Bata Branca foram implementadas, inicialmente, apenas no Centro de Saúde de Azambuja, e a 19 de julho passaram também a ser realizadas em Aveiras de Cima. Esta medida permitiu, de acordo com o Município, aumentar a proximidade do serviço à população das freguesias do Alto Concelho, levando, assim, o acesso a assistência médica mais perto dos cidadãos das freguesias de Aveiras de Cima, Aveiras de Baixo, Vale do Paraíso, Alcoentre e União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S.Pedro e Maçussa, complementando as consultas em Azambuja, mais próximas para os munícipes das freguesias de Azambuja e de Vila Nova da Rainha.
Atualmente, o programa conta com a participação de 8 (oito) médicos e uma enfermeira, e funciona de segunda-feira a sábado. Entretanto, desde 29 de julho este serviço foi ainda reforçado com a realização de teleconsultas, destinadas a utentes sem médico de família que se encontram em situação de dependência no domicílio e impedidos de se deslocarem.
O projeto Bata Branca foi concretizado no Concelho de Azambuja através do acordo de colaboração celebrado entre a CERCI-Flor da Vida de Azambuja, a ACSS-Administração Central do Sistema de Saúde, o ACES-Estuário do Tejo e o Município de Azambuja.
Estas consultas funcionam apenas com marcação prévia, através dos telefones 961 044 605, 961 030 457 ou 263 407 614.