Idosos beneficiários do Complemento Solidário para Idosos terão acesso gratuito a medicamentos
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 8 de Maio, 2024
Os idosos que são beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) vão passar a ter direito a que lhes seja disponibilizados, nas farmácias e de forma gratuita, medicamentos passados com receita médica. No total, esta medida deverá abranger 140 mil idosos.
A medida terá um impacto nos cofres do Estado de 10,4 milhões de Euros e o Governo dá exemplos concretos. Por exemplo, numa embalagem de Rozor, medicamento utilizado para o tratamento do colesterol, os utentes pagam, já com uma comparticipação do estado de 50%, 11,64€, no entanto, com a extensão da comparticipação para os 100% os utentes ficam sem qualquer encargo.
O processo de aquisição, de forma gratuita, nas farmácias será imediato não havendo qualquer necessidade de pagamentos nem reembolsos.
Recorde-se de que o Complemento Solidário para idosos é um valor pago, de forma mensal, aos idosos, com idade superior ou igual à idade normal de acesso à Pensão de Velhice do Regime Geral da Segurança Social e que sejam titulares de baixos recursos, mas também aos pensionistas de invalidez que não sejam titulares de Prestação Social para a Inclusão (PSI).