Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


HDS assina protocolos de hospitalização domiciliária com quatro estruturas residenciais para pessoas idosas do distrito

Escrito por em 4 de Julho, 2023

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) assinou esta sexta-feira, dia 30 de junho, protocolos de colaboração no âmbito da hospitalização domiciliária com quatro estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) do distrito, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia de Almeirim – Lar de São José, a Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, o Centro de Repouso e de Lazer Fonte Serrã, e o Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Rio Maior. O ato, que teve lugar durante a 2.ª Conferência da Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do HDS, tem como objetivo oficializar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido entre estas instituições e alargá-lo a mais organizações.

Ao intervir na sessão de abertura do evento que assinalou o 4.° aniversário da UHD, Ana Infante, presidente do Conselho de Administração (CA) do HDS, afirmou que “a assinatura destes protocolos é mais um passo que se pretende que seja profícuo para que, ao serem referenciados para a UHD, os utentes destas instituições não tenham necessidade de ser hospitalizados e, ao mesmo tempo, prevenir vindas à urgência”.

Na presença dos restantes elementos do CA, Ana Infante aproveitou para agradecer, mais uma vez, o “profissionalismo, a qualidade e o carinho” com que a equipa trata estes doentes, acrescentando que só assim foi possível admitir mais de 600 doentes desde o início da atividade.

A presidente do CA frisou ainda a vontade que este modelo de funcionamento seja alargado a outras áreas, em particular à pediatria, sobretudo porque permite “dar cuidados diferenciados e de proximidade”.

Yahia Abuowda, coordenador da UHD, salientou que “com a assinatura destes protocolos, pretendemos chamar a atenção de outras instituições para se juntarem a este projeto e, assim, possibilitar a cobertura de mais utentes”.

O coordenador da UHD acrescentou que desde que entrou em funcionamento, em 28 junho de 2019, a UHD do HDS tem permitido que os doentes que reúnem um determinado conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos possam estar internados no conforto do seu domicílio. Destacou, ainda, alguns momentos importantes como o aumento da lotação de 3 camas (2019) para 8 camas (2021).

A cobertura geográfica tem vindo a ser alargada e, atualmente, a UHD assegura a prestação de cuidados à população dos concelhos de Santarém, Alpiarça, Almeirim, Rio Maior e Cartaxo.

Ao longo dos quatro anos de atividade, foram percorridos quase 137 mil quilómetros, tendo sido realizadas 7 858 visitas e admitidos 659 doentes. Os dados foram apresentados por Ilda Veiga, enfermeira chefe da Unidade.

Marcado como