Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Guerra comercial: Trump anunciou novas tarifas que, segundo o próprio “renascerão” a indústria americana

Escrito por em 3 de Abril, 2025

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, anunciou, na última quarta-feira, 2 de abril, novas tarifas com o objetivo de aumentar a pressão sobre outros países.

Através de um quadro, o Presidente norte-americano demostrou as tarifas que os outros países aplicam aos EUA, falando numa reciprocidade.

No caso concreto da União Europeia, Trump afirmou que estão a ser cobradas tarifas de 39% aos produtos norte-americanos, sendo que os EUA vão impor uma tarifa de 20% sobre os produtos da UE.

No mesmo gráfico, Donald Trump afirmou que a China aplica aos EUA uma tarifa de 67%, pelo que estes lhes irão aplicar uma de 34%.

Quanto a outros países, serão aplicadas tarifas de 46% ao Vietname; 36% à Tailândia; 32% a Taiwan; 26% à Índia; 25% à Coreia do Sul; 24% ao Japão; 15% à Venezuela e 10% ao Reino Unido, entre outros países.

Para lá da aplicação destas medidas, neste pacote consta também uma tarifa de 25% sobre todos os automóveis fabricados no estrangeiro, uma medida que entrou em vigor a partir da meia-noite. Trump anunciou, ainda, um imposto de base de 10% sobre as importações de todos os países.

Para o Presidente norte-americano, o dia 2 de abril “será para sempre recordado como o dia em que a indústria americana renasceu”.