GNR realizou 325 ações de fiscalização no âmbito da operação Pesticida Seguro
Escrito por Redação em 14 de Abril, 2025

IMG: Guarda Nacional Republicana (GNR).
Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana informa que, entre os dias 1 a 6 de abril, desenvolveu a Operação “Pesticida Seguro”, que teve como principal objetivo a fiscalização das normas gerais relativas à produção/importação, distribuição, comercialização, armazenamento e aplicação de produtos fitofarmacêuticos, em todo o território nacional.
De acorrdo com a Guarda, “esta operação focou-se, essencialmente, na fiscalização de pontos de venda, retalhistas, cooperativas e outros operadores que comercializem produtos para utilizadores finais, bem na verificação da sua aplicação, seja para fins profissionais ou não profissionais.
No total, foram realizadas 325 ações de fiscalização a operadores e 163 a aplicadores, tendo sido levantados 97 autos de contraordenação.
Das infrações registadas, a GNR destaca 14 por falta de equipamento de proteção individual (EPI); 12 por falta de condições de armazenamento e, ainda, 9 por aplicação de produtos por aplicador não habilitado.
No total, estiveram envolvidos 603 elementos do dispositivo territorial, com especial destaque para a estrutura do SEPNA.