GNR capacitou 162 elementos das Forças de Segurança Ucranianas
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 15 de Julho, 2024
A Guarda Nacional Republicana liderou a equipa da Força de Gendarmerie Europeia (EUROGENDFOR), selecionada pela União Europeia, para formar as forças de segurança ucranianas na estabilização de territórios na retaguarda das forças armadas, proporcionando maior resiliência face aos desafios que o país enfrenta. Esta equipa especializada, liderada por um Oficial da GNR, foi composta por 4 elementos de Portugal, 2 elementos de França, 2 elementos de Espanha e 2 elementos da Lituânia.
A Missão de Assessoria da União Europeia na Ucrânia é uma missão civil não executiva que foi criada em 22 de julho de 2014, visando aconselhar os organismos de segurança do Estado ucraniano em matéria de segurança, polícia, sistema judicial, ação penal, luta contra a corrupção e direitos humanos. O seu objetivo global é apoiar a Ucrânia no desenvolvimento de serviços de segurança sustentáveis, responsáveis e eficazes que reforcem o Estado de direito.
Na componente técnica e tática, foram instituídos módulos de formação sobre as seguintes temáticas:
- O policiamento em áreas de conflito;
- A segurança e proteção de movimentos;
- Intervenções táticas especiais;
- Sensibilização para o risco de engenhos explosivos;
- Investigação de crimes internacionais, crimes de guerra e colaboradores;
- Cuidados de emergência médica em ambiente tático;
- Gestão de stress e mitigação de perturbações pós-traumáticas;
- Comunicação e gestão de conflitos;
- Direitos Humanos e questões de género;
- Comunicações;
- Emprego e defesa contra de UAVs (drones).
De acordo com a GNR, foram capacitados 162 formadores da Polícia Nacional, da Guarda Nacional e da Academia Nacional do Ministério do Interior da Ucrânia, por forma a reforçar as suas capacidades de policiamento em zonas de território recuperado à Rússia e áreas adjacentes, libertando as Forças Armadas ucranianas para as suas funções nas frentes de combate. Estes formadores ucranianos têm agora a missão de passar, em cascata, as competências adquiridas a mais de 40.000 elementos das Forças de Segurança Ucranianas.