Freguesia de Marinhais foi a que mais aderiu ao projeto de compostagem doméstica da Ecolezíria (c/ som)
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 31 de Julho, 2024
A Ecolezíria, em parceria com os municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos, tem vindo a desenvolver um projeto de promoção da compostagem doméstica. Até ao momento, a Empresa Intermunicipal, responsável pelo tratamento dos resíduos sólidos, já entregou mais de 6.000 compostores e tem, ainda, perto de outros 1.500 por entregar.
A Rádio Marinhais esteve à conversa com o Administrador Executivo da Ecolezíria, Dionísio Mendes, que enalteceu o facto do concelho de Salvaterra de Magos, no conjunto global de municípios onde a empresa tem intervenção, ter sido aquele que mais aderiu a este projeto de compostagem doméstica. “A freguesia de Marinhais é um dos casos de maior sucesso (…) e o concelho de Salvaterra é, também, no seu conjunto o concelho onde há uma maior distribuição de compostores domésticos”, afirmou Dionísio Mendes.
Recorde-se de que a compostagem consiste no processo de transformação de lixo orgânico de origem vegetal em adubo orgânico (também conhecido como húmus), através do enriquecimento da matéria orgânica, por micro-organismos presentes nela. Algumas das vantagens da compostagem doméstica assentam, por exemplo, na redução da emissão de gás metano; na redução de queimadas; na substituição do uso de adubos químicos no meio ambiente e, ainda, na redução da quantidade de resíduos em aterros sanitários.
Escute, aqui, as declarações de Dionísio Mendes à MarinhaisFM: