Fogos no Canadá já consumiram 6 milhões de hectares de floresta
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 20 de Junho, 2023
O número parece surreal, mas não é. Desde janeiro deste ano, já arderam, no Canadá, seis milhões de hectares de floresta, o que totaliza uma superfície queimada superior à média dos últimos dez anos.
Em conferência de imprensa, Jean-Yves Duclos, Ministro da Saúde canadiano, afirmou que “os canadianos estão confrontados com repercussões inéditas dos fogos florestais e o mais preocupante é que o ponto máximo da época só vai ser atingido dentro de algumas semanas”.
Num momento em que o Canadá se vê a braços com 423 fogos ativos, muitos deles descontrolados, foram deslocadas mais de 10.000 pessoas por precaução e razões de segurança.
Ainda nesta conferência de imprensa, a principal dirigente de saúde pública canadiana, Theresa Tam, sublinhou, que independentemente da zona onde as pessoas vivem, estas poderão ser afetadas pelos numerosos poluentes e partículas finas que estão no fumo.
Em zonas onde o fumo dos incêndios é muito intenso as autoridades abriram centros onde o ar é filtrado e recomendam às pessoas que evitem sair de casa.