Fluviário de Mora distingue Isabel Silva como Jovem Cientista do Ano
Written by Edgar Correia (TPE587) on 9 de Abril, 2024
O Fluviário de Mora atribuiu, no passado sábado, dia 6 de abril, o “Prémio Fluviário 2023 – Jovem Cientista do Ano” a Isabel Silva, investigadora do MicroResist Lab do Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet. O artigo “Microplastics accumulate priority antibiotic-resistant pathogens: Evidence from the riverine plastisphere“, em que sugere que os microplásticos acumulam mais bactérias resistentes a antibióticos do que substratos naturais, como a areia, em sistemas aquáticos (rios), valeu à jovem este prémio.
Esta foi a décima quarta edição deste prémio, que pretende distinguir um aluno (de Doutoramento, Mestrado ou Licenciatura) que tenha publicado, como primeiro autor, um artigo, no ano a que se refere o concurso, na temática conservação e biodiversidade de recursos aquáticos continentais (Estuários e Rios).
Este prémio foi entregue durante a realização do III Simpósio Fluviário de Mora que, este ano, se realizou a 6 de abril e versou sobre as “Alterações climáticas, Escassez Hídrica, e os seus impactos nos ecossistemas aquáticos”.