Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Raízes

07:00 08:00

Atual

Raízes

07:00 08:00


Fernando Tordo atua em Coruche a 26 de abril

Escrito por em 17 de Abril, 2024

IMG: Reprodução Facebook Fernando Tordo.

O Pátio do Museu Municipal de Coruche recebe, no dia 26 de abril, pelas 22 horas, um concerto com Fernando Tordo. O espetáculo, denominado “50 anos de abril – Parabéns a Nós” celebra com canções, histórias e memórias marcantes o espírito de abril. Do alinhamento não faltaram temas como “Tourada”, “Apenas o meu Povo”, “Café”, “Estrela da Tarde” ou “Cavalo à Solta”.

Recorde-se de que artistas como Tordo procuravam passar mensagens de resistência de forma subliminar e inteligente. “Tourada” é disso exemplo paradigmático, ou seja, trata-se de um tema que, escapando às malhas da censura, venceu o Festival da Canção de 1973, acabando por se tornar um marco cultural que passou pelo exame do lápis azul. De facto, só depois da vitória no Festival estalou a polémica, generalizando-se a perceção de que se tratava de uma metáfora, uma crítica acutilante ao regime político e social vigentes e ao snobismo e à hipocrisia da sociedade. A letra, aparentemente sobre o mundo tauromáquico, era uma crítica velada à decrépita postura ditatorial do Estado Novo, cujos censores não conseguiram identificar.

Nascido em Lisboa em 1948, Tordo começou a sua jornada musical aos 16 anos, tornando-se mais tarde, além de cantor e compositor notável, símbolo da resistência artística durante os tempos sombrios de ditadura. Colaborou com renomados poetas como Ary dos Santos, cujas letras e melodias se tornaram hinos de liberdade durante longos anos de opressão. Os seus temas foram interpretados por inúmeros artistas de relevo, destacando-se não apenas pela qualidade artística, mas também pela mensagem intrínseca de resistência e esperança.