Estátua “Beija Mão Real” e a “Fadista” foram as preferidas do Festival de Estátuas de Santarém
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 12 de Agosto, 2024
Decorreu, até ao dia de de ontem, no Centro Histórico de Santarém a 5.ª edição do in.Estátua, o Festival de Estátuas de Santarém.
Entre os dias 9, 10 e 11 de agosto, 20 pessoas encarnaram diferentes personagens e animaram, desta forma, as diferentes ruas do Centro Histórico scalabitano. As diferentes performances foram, também, sujeitos à avaliação popular e de um júri, sendo atribuídos dois prémios.
O primeiro lugar, resultante da avaliação do júri, ficou entregue a Miguel Raposo que vestiu a pele de “Beija Mão Real” ao passo que a preferida do público foi Maria Margarida Ferreira que encarnou a pele de uma fadista.
Recorde-se de que, do concelho de Salvaterra de Magos, mais concretamente da freguesia de Glória do Ribatejo participou, também, nesta iniciativa, a jovem de 17 anos, Alícia Monteiro que imitou Nossa Senhora de Alcamé. Já o concelho de Coruche esteve representado com as participações de Mariana Rodrigo Neves, da Malhada Alta, que imitou uma “Camponesa” e de Inês Cardoso, da Branca, que deu vida à Estátua da Liberdade.