Estão abertas as candidaturas à compostagem doméstica em Alenquer
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 9 de Outubro, 2024
“Do Prato ao Prado” é o mote dado pela Câmara Municipal que, com o apoio do Fundo Ambiental, volta a fomentar a compostagem doméstica nos lares alenquerenses.
De acordo com a autarquia, este projeto, levado a cabo em parceria com a Valorsul, “tem como objetivo dotar, de forma gratuita, cada habitação com um compostor onde sucederá a transformação e valorização dos resíduos produzidos. No jardim, na horta, no quintal ou no terraço, os seus biorresíduos resultarão em fertilizante natural e amigo do ambiente através de um processo natural de descomposição. Borras de café, cascas de ovo, restos de peixe, carne, frutas e legumes já cozinhados ou fora do prazo podem agora ser reaproveitados e darem origem a nutrientes ricos para os solos substituindo, por exemplo, fertilizantes artificiais”, pode ler-se na nota enviada às redações.
No âmbito deste projeto está já agendada uma formação online, no dia 26 de outubro, pelas 10h00, com caráter obrigatório que visa dar conta, durante uma hora, de todo o processo de compostagem de biorresíduos.
Este projeto, recorde-se, iniciou-se em 2018 e que conta já mais de 560 famílias participantes do concelho de Alenquer.