Escola Profissional de Coruche novamente em primeiro lugar como melhor escola profissional do Distrito de Santarém
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 20 de Junho, 2023
A Escola Profissional de Coruche (EPC) está, pelo terceiro ano, em destaque no ranking nacional das escolas. Ocupa o 1.º lugar do Distrito de Santarém, na categoria das escolas com ensino profissional, sendo a 15.ª a nível nacional.
De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Edução, a taxa de sucesso dos alunos do ensino profissional, a nível nacional, nunca foi tão alta e a percentagem de alunos com mais de 17 anos tão baixa. São cada vez mais os alunos do ensino profissional que concluem os cursos nos três anos previstos, elevando a taxa de conclusão dentro do prazo para os 70%, o que representa um aumento de 7% face ao ano anterior.
Para os responsáveis da EPC, estes números são “o reflexo do bom trabalho que as Escolas Profissionais estão a desenvolver no nosso país”. Ao todo, segundo os índices de satisfação da comunidade escolar, a EPC destaca que 95 % dos encarregados de educação estão satisfeitos com o ensino ministrado e mais de 80% dos alunos estão igualmente satisfeitos.
Em simultâneo, “mais de 50% dos jovens que concluem o ensino secundário na EPC encontram-se a trabalhar na área de formação e 13% dos alunos prosseguiram estudos para o ensino superior”, acrescentam em comunicado.
Para além das oportunidades nacionais, estabelecidas através de diversas parcerias de sucesso com o tecido empresarial da região e não só, os alunos da Escola Profissional de Coruche tiveram, este ano letivo, oportunidade de realizar a Formação em Contexto de Trabalho, ao abrigo do Programa Erasmus+, na Croácia, República Checa, Itália e Espanha.
Para o próximo ano letivo, a Escola Profissional de Coruche está a aumentar a oferta formativa, dando oportunidade aos jovens de escolherem entre os cursos técnicos de Turismo, Comércio, Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e Manutenção, Industrial/Eletromecânica. Para além dos cursos profissionais, os alunos com o 8º ano concluído podem também inscrever-se no Curso de Educação e Formação – Operador de Distribuição