Economia: Entrega do IRS arranca hoje
Escrito por Redação em 1 de Abril, 2025

IMG: Pixabay (Ilustrativa).
Começa esta terça-feira, dia 1 de abril, a entrega da declaração anual de IRS, sendo que o prazo final para a entrega termina a 30 de junho.
Recorde-se de que para o apuramento do imposto são relevantes as despesas de várias tipologias que são consideradas para efeitos de dedução à coleta e as retenções na fonte efetuadas ao longo do ano anterior.
Há, no entanto, algumas novidades relativamente à declaração de IRS deste ano, nomeadamente por via das alterações a que o IRS foi sujeito no ano anterior, primeiro por via do próprio Orçamento de Estado de 2024 e, depois, derivado ao conjunto de alterações aprovadas na Assembleia da República, no ano passado.
Destas alterações destacam-se as reduções das taxas que incidem sobre os escalões e que, em sede de OE2024, contemplaram os primeiros cinco escalões, somando-se, depois, uma redução adicional nos primeiros seis escalões.
A maioria destas mudanças no IRS já tem reflexo nas tabelas de retenção na fonte, com o valor descontado mensalmente por cada contribuinte a ser menor do que em anos anteriores.
Quanto a reembolsos, tal como no ano anterior, a Secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte, tem a expetativa de que o prazo médio do reembolso possa recuar face aos quase 13 dias com que foi processado no do ano passado para quem tem IRS automático.
Só no ano passado foram entregues mais de seis milhões de declarações de IRS.