Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Espaço Jovem

20:00 22:00

Atual

Espaço Jovem

20:00 22:00


Dia Mundial do Teatro: Lídia Franco afirma “que sem cultura não há país” (c/ som)

Escrito por em 27 de Março, 2025

IMG: José Pinto Ribeiro

Assinala-se no dia de hoje, 27 de março, o Dia Mundial do Teatro. Na manhã desta quinta-feira, Edgar Correia esteve à conversa com a consagrada atriz portuguesa, Lídia Franco. Numa breve conversa, a atriz falou-nos sobre a importância do Teatro na vida dos portugueses, bem como a aproximação destes às salas de espetáculo do nosso país.

A atriz começou por explicar “que acredita que o Mundo precisa cada vez mais do Teatro e dos atores que levam a alma do Ser Humano para o palco”, acrescentando que é no Teatro onde os atores como o público se “podem confrontar com os seus medos, com as suas defesas e descobrir-se mais a si próprios”.

Relativamente à aproximação do público às salas de espetáculos do país a atriz é perentória e não hesita em afirmar que “os teatros estão praticamente todos esgotados”, dando como exemplo a última peça onde participou e contracenou com Rita Ribeiro, a “Requiem Por Isabel”, no Teatro Trindade, esteve sempre esgotada.

Questionada se aos 81 anos de idade, ainda há muito por fazer, a atriz respondeu que “nós, na vida, nunca fazemos tudo (…) normalmente quando chegamos mais perto do fim da vida é que nós começamos a estar mais aptos para viver melhor (…) e com o ator é a mesma coisa por  .

Incontornavelmente, foi abordada também a questão dos apoios ao setor das artes e a atriz foi questionada sobre o se o Teatro precisaria de outro tipo de atenção por parte do poder político. “Ao contrário do que acontece com os atores, que se reencarnam e se expõem totalmente para, no fundo, serem e existirem os políticos, de facto, expõem-se por uma razão que é pelo poder e sem cultura não há país”, concluí.

Escute, aqui, as declarações da atriz Lídia Franco à Rádio Marinhais: