Depois do calor atípico de outubro vem por aí precipitação (c/ som)
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 12 de Outubro, 2023
Depois de uma semana em que, de Norte a Sul do país, se registaram elevados valores de temperatura – e acima da média para a época do ano que atravessamos -, as previsões do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) são de precipitação já a partir de amanhã.
De acordo com o IPMA, “a crista anticiclónica que se estende desde o Mediterrâneo ocidental até à região da Madeira, irá deslocar-se para sueste e enfraquecer permitindo a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria nos dias 13 e 14. Prevê-se a ocorrência de precipitação inicialmente no litoral Norte que se irá estender gradualmente a todo o território, sendo que na região Sul será mais provável no dia 14.”
Os valores da temperatura máxima do ar irão registar uma descida no dia 13, entre 4 e 8°C, em especial nas regiões Norte, Centro e Alto Alentejo e deverão continuar a diminuir nos dias 14 e 15 em todo o território embora menos acentuadamente. Os valores da temperatura mínima deverão ter variações pouco significativas embora com uma tendência igualmente para diminuir.
No dia 15, a aproximação de uma depressão, que irá centrar-se a oeste da Península Ibérica, transportando na circulação uma massa de ar quente e com elevado conteúdo em vapor de água, mantendo-se possivelmente na região até dia 17, dará origem a precipitação persistente na generalidade do território, de acordo com os meteorologistas do IPMA.
O vento irá rodar para o quadrante sul a partir de dia 12, quinta-feira, e deverá aumentar de intensidade, em particular nas terras altas e no litoral oeste nos dias 13 e 15.
Escute, aqui, as declarações de Alessandro Marracinni, Meteorologista do IPMA:
IMG: Pixabay (Ilustrativa).