Conversas cantadas com José Jorge Letria celebram a Liberdade na véspera de 25 de Abril em Coruche
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 17 de Abril, 2024
O Pátio do Museu Municipal de Coruche recebe, na noite de 24 de abril, o espetáculo “25 de abril, como eu o vivi”, uma experiência imersiva na memória coletiva (e musical) de Portugal. Criado por Vasco Letria, o espetáculo conta com a presença de José Jorge Letria, figura emblemática da música de intervenção e resistência, do ator e moderador Tobias Monteiro, do pianista António Palma e de Diogo Oliveira na voz.
Explorando as memórias mais marcantes deste período histórico inesquecível, o espetáculo guia os espetadores pela música e pelos relatos vívidos de José Jorge Letria, que partilha as suas experiências únicas, oferecendo uma perspetiva singular dos bastidores da Revolução. E se José Jorge Letria tem o dom da palavra e o saber da experiência vivida da mais poética revolta, encabeçada por militares com cravos, o ator Tobias Monteiro faz as perguntas certas na moderação de diálogos irrepetíveis.
Dois músicos de excelência abrilhantam um momento de partilha e reflexão que celebra não apenas o passado, mas também o presente e o futuro de Portugal. O pianista e compositor António Palma acompanha nomes como Paulo de Carvalho ou António Zambujo e Diogo Oliveira é cantor barítono, presença habitual no Teatro Nacional São Carlos, onde tem tido papeis de destaque em óperas como “As bodas de Fígaro”, “Carmina Burana” ou “La Traviatta”.