Cidadãos unem-se e criam movimento espontâneo que vai protestar, este sábado, contra o encerramento das Urgências Pediátricas do HVFX (c/ som)
Escrito por Redação em 13 de Março, 2025

IMG: Hospital de Vila Franca de Xira.
O recente anúncio do encerramento do Serviço de Urgências Pediátricas do Hospital de Vila Franca de Xira, à noite e aos fins-de-semana, tem levantado uma série de preocupações tanto a autarcas dos municípios abrangidos pelo Hospital, bem como à comunidade que se serve deste Serviço.
Sónia Freixo é o rosto de um movimento que surgiu, de forma espontânea nas redes sociais. Ao tomar conta, através da Comunicação Social, que estava previsto o encerramento do Serviço de Urgências Pediátricas do referido Hospital não perdeu tempo e criou um grupo na rede social Facebook onde tentou promover o debate público sobre esta questão.
A adesão ao movimento foi grande e os passos seguintes dados foram a criação de uma petição online, que já conta com mais de 6.000 assinaturas, e onde é exigido “que sejam tomadas medidas urgentes para garantir a manutenção deste serviço essencial, assegurando os recursos humanos e materiais necessários para o seu funcionamento adequado. A saúde das nossas crianças não pode estar sujeita a cortes e decisões que desconsideram o impacto real na comunidade”, apontam os promotores.
Para além da petição, está a ser mobilizada a comunidade dos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira, para um protesto, este sábado, dia 15, pelas 15h00, em frente ao Hospital de Vila Franca.
Escute, aqui, as declarações de Sónia Freixo à Rádio Marinhais: