César Martingil é o novo Campeão Nacional de Scratch
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 4 de Fevereiro, 2025
Realizou-se, no último fim-de-semana, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, no concelho de Anadia, o Campeonato Nacional de Pista. O concelho esteve, para além de Inês Fonseca, em cadetes, representado por César Martingil, que veste as cores da TavFer – Ovos Matinados – Mortágua, e que também subiu ao pódio.
O ciclista natural do Granho confessa que partiu para esta prova sem quaisquer expectativas, uma vez que esteve 3 anos afastado da pista. Por isso, diz Martingil, o seu principal objetivo era “ajudar o meu colega, Matias, a conquistar um título e consegui! Fiquei muito feliz! As provas foram acontecendo, e senti-me a ganhar ritmo.”
Na última prova, o ciclista conseguiu entrar na fuga e discutir o scratch ao sprint, classificando-se em 1.º lugar, em Elites.
Martingil volta assim, passados 9 anos, a vestir uma camisola de campeão nacional, tendo dedicado a vitória à filha, uma vez que foi a primeira conquista depois do seu nascimento.
No ciclismo de pista, um scratch é uma corrida em que todos os pilotos começam juntos e o objetivo é simplesmente aquele que terminar primeiro a distância sobre a linha de chegada depois de um certo número de voltas. Não há pontos intermediários ou sprints.