Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Centro de Ciência Viva do Alviela celebra Dia Internacional da Geodiversidade

Escrito por em 3 de Outubro, 2023

Centro de Ciência Viva do Alviela assinala, no dia 7 de outubro,  o Dia Internacional da Geodiversidade com o evento “O Fascínio do Carso. Episódio 2: a Muralha”.

Um dos principais acidentes tectónicos do Maciço Calcário Estremenho tem perto de 40 km de extensão: a falha do Arrife. Esta é a fronteira rochosa que separa o austero carso das Serras de Aire e Candeeiros das férteis planícies da Bacia do Tejo e é em torno desta estrutura que acontecerá um programa temático que inclui conversas e visitas guiadas.

Susana Machado e Jorge Carvalho, geólogos e investigadores do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) desvendam a geologia do Arrife; Filipa Henriques (Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal de Torres Novas) e Pedro Souto (PaleoAlmonda) trazem a humanização da escarpa da nascente do Almonda. A moderação da conversa está a cargo do Diogo de Abreu, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

Após a conversa dar-se-á início a duas saídas de campo: Visita A – Ao longo do Arrife (de autocarro) com paragens estratégicas para conhecer de perto a sua geologia e geomorfologia; Visita B – Galeria dos Ursos (deslocação em viatura própria) mediante inscrição (crianças a partir dos 12 anos)

Recorde-se de que o Dia Internacional da Geodiversidade comemora-se a 6 de Outubro e foi uma iniciativa liderada por José Brilha, professor da Universidade do Minho, juntando várias organizações internacionais e 82 organizações ambientais de 40 países diferentes, sendo aprovado pela UNESCO.

O evento é gratuito mas de inscrição obrigatória.

IMG: Facebook Geoturismo Portugal.