Campeão Mundial de StreetWorkout vai estar em Samora Correia
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 14 de Julho, 2023
O Parque Ribeirinho de Samora Correia recebe este sábado, a partir das 16h30, a terceira edição do Campeonato Nacional de StreetWorkout, nas categorias masculino e feminino.
A Rádio Marinhais entrevistou o Presidente da Associação de StreetWorkout e de Calistenia de Portugal, Viviano Rocha, que é um dos principais impulsionadores deste campeonato na cidade ribatejana. À RM, Viviano Rocha antevê uma tarde de “boa energia, com grandes manobras e performances” dos melhores atletas nacionais da modalidade.
A avaliar as manobras e as performances vão estar, no Júri, nomes como o do Venezuelano, Luigi Garcia, e dos espanhóis Jowii Yatusave e Adrián Bresó. Uma das principais atratividades da edição, deste ano, da iniciativa é a presença da “estrela” mundial da modalidade Daniels Laizāns. Apesar da sua ‘tenra’ idade, 23 anos, Laizāns já conta com dois títulos de campeão mundial, venceu duas copas mundiais e sagrou-se, por sete vezes, campeão nacional na Estónia.
Viviano Rocha diz que, com esta presença, espera “motivar” os jovens atletas a praticarem desporto e a “fugirem do sedentarismo”. À MarinhaisFM, aquele que é a a maior referência nacional da modalidade e reconhecido internacionalmente, diz que Samora Correia está munida para a prática da modalidade e que está satisfeito por ver que há um grupo de atletas a evoluir de forma constante, os Flow in the Dark, cujo impulsionador é o atleta natural de Samora Correia, Simão Girardin. Este atleta que, atualmente, tem 20 anos fundou o clube com apenas 14 e vai também disputar este campeonato.
O Street Workout é uma modalidade de treino físico de peso corporal com influências diretas da calistenia, treino marcial, parkour, ginástica olímpica e muitas vezes usado no treino militar. Os atletas praticam a modalidade na rua, em parques e noutros locais públicos, mas também em Academias e ginásios. No município de Benavente, os atletas deslocam-se às duas zonas ribeirinhas do município e fazem uso das “Power Stations” existentes para a realização de alguns exercícios, complementando com as barras, em ginásio.