Campanha “Cinto-me Vivo” alerta para a correta utilização de dispositivos de segurança
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 9 de Setembro, 2024
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam esta terça-feira, dia 10 de setembro, a Campanha de Segurança Rodoviária “Cinto-me vivo”, inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2024.
A decorrer entre os dias 10 e 16 de setembro, a campanha tem como objetivo alertar condutores e passageiros para a importância de utilizarem sempre, e de forma correta, os dispositivos de segurança.
Esta campanha integrará ações de sensibilização da ANSR em território continental e dos serviços das administrações regionais dos Açores e da Madeira, mas também operações de fiscalização levadas a cabo pela GNR e pela PSP. Estas ações vão decorrer nas seguintes localidades:
- Dia 10 de setembro, às 10h00: EN114, Km 181, em Évora;
- Dia 11 de setembro, às 8h00: Rua Tenente Sanches Miranda, n.º 68, junto ao Jardim Infantil do Centro Social e Paroquial do Salvador, em Beja.
- Dia 12 de setembro, às 8h00: EN 101, em Vila Verde, Braga;
- Dia 13 de setembro, às 10h00: Rua Cidade D’Agen, junto à Escola EB 2/3 D. João II, em Santarém;
- Dia 16 de setembro, às 7h30: EN 10, Km 25,8, em Azeitão.
A ANSR, a GNR e a PSP relembram que a utilização dos dispositivos de segurança é fundamental e apelam a todos para que os utilizem de forma correta:
- Utilize sempre uma cadeirinha homologada, devidamente instalada, e adaptada ao tamanho e peso da criança;
- Utilize sempre o cinto de segurança, enquanto condutor ou passageiro e em todos os percursos, mesmo nos de curta distância;
- Utilize o capacete de modelo homologado, devidamente apertado e ajustado.
Esta é a nona das 12 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas para este ano no âmbito do PNF de 2024. Até ao final do ano serão realizadas mais três campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e de fiscalização.
As campanhas inseridas nos planos nacionais de fiscalização são realizadas anualmente pela ANSR, GNR e PSP, desde 2020, com temáticas definidas com base nas recomendações europeias estabelecidas para cada um dos anos.
O PNF de 2023 consagrou como prioritários os temas: Velocidade, Álcool, Acessórios de segurança e Telemóvel.
Relativamente a 2024, para além dos quatro temas acima referidos, foi ainda adicionado um novo capítulo sobre a fiscalização dos veículos de duas rodas a motor.